PS/Madeira acusa Governo Regional de desvalorizar mortalidade no arquipélago

22 de Junho 2022

O PS/Madeira criticou esta quarta-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP) pela “mudança de postura” na abordagem à Covid-19, considerando que desvaloriza a taxa de mortalidade associada à doença, quando o arquipélago regista um total de 320 óbitos desde o início da pandemia.

“Temos nove vezes mais mortalidade do que no ano passado e temos quatro vezes mais do que no continente”, disse o deputado socialista e líder do partido, Sérgio Gonçalves, na sequência de uma intervenção política no plenário do parlamento madeirense, no Funchal, no período antes da ordem do dia.

Sérgio Gonçalves respondia a um pedido de esclarecimento do deputado Vítor Freitas, também do PS, que recordou declarações recentes do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, durante uma visita a um centro de saúde, onde disse duvidar que 50% das mortes registadas fossem por Covid-19, tendo em conta as doenças associadas.

O governante reconheceu, no entanto, que os doentes que morreram apresentavam teste positivo para SARS-CoV-2.

“Não devemos nem podemos alterar o critério conforme nos interessa”, declarou o deputado socialista Sérgio Gonçalves, cuja intervenção incidiu sobre o setor da saúde, mas não motivou qualquer reação do PSD e do CDS-PP, partidos que suportam o Governo Regional.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250 mil habitantes, regista 320 óbitos associados à Covid-19 desde o início da pandemia.

Atualmente, estão hospitalizados 96 doentes infetados com SARS-CoV-2, um dos quais nos cuidados intensivos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights