Áustria vai acabar com vacinação obrigatória

24 de Junho 2022

O Governo austríaco anunciou esta quinta-feira que vai abandonar a política de vacinação obrigatória contra a Covid-19, depois de a ter suspendido em março, apenas um mês após ter entrado em vigor.

“Agora temos de viver com o covid, por isso vamos adotar uma série de medidas, o que significa o fim da vacinação obrigatória”, afirmou o ministro da Saúde, Johannes Rauch, numa conferência de imprensa em Viena.

A estratégia de vacinação “tinha sido posta em prática num contexto diferente”, quando as unidades hospitalares estavam sobrelotadas, explicou.

“Mas a variante Ómicron alterou as regras”, disse o ministro, adiantando que “mesmo aqueles que tinham concordado em ser vacinados estão agora relutantes em receber uma nova dose”.

Segundo Rauch, a lei não é considerada pela comissão de peritos como “medicamente ou constitucionalmente necessária” e criou “uma divisão profunda na sociedade austríaca”.

Uma medida sem precedentes na União Europeia (UE), a vacinação obrigatória entrou em vigor na Áustria a 05 de fevereiro e suscitou uma forte oposição de parte da população de nove milhões de habitantes.

As multas para quem não se vacinasse iam dos 600 aos 3.600 euros.

Mas, em março, o Governo decidiu suspender a aplicação da lei, tendo em conta o menor perigo da variante Ómicron.

“Existem atualmente muitos argumentos para dizer que esta violação dos direitos fundamentais não se justifica”, defendeu a responsável pela Constituição, Karoline Edtstadler.

Atualmente, cerca de 62% da população austríaca tem um certificado de vacinação válido, percentagem que coloca o país atrás de muitos da Europa Ocidental.

Desde o surgimento do coronavírus SARS-Cov-2 no final de 2019, na China, a Áustria registou mais de 18.700 mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights