Procedimentos de cirurgia robótica crescem 37% na Península Ibérica

9 de Julho 2022

Portugal e Espanha realizaram mais de doze mil intervenções com o sistema robótico da Vinci, o que revela um crescimento superior a 37% em relação a 2020. Mais de metade das intervenções foram lideradas pela área da urologia.

O sistema, desenvolvido com o objetivo de disponibilizar a tecnologia mais avançada aos cirurgiões, pretendem garantir um tratamento minimamente invasivo para patologias complexas. Os especialistas destacam que o sistema robótico da Vinci tem grandes ganhos no sucesso das intervenções, na recuperação dos doentes, na alocação dos recursos médicos e na melhoria da eficiência das unidades hospitalares.

“Hoje, o sistema robótico da Vinci é usado por cirurgiões em 65 países por todo o mundo, incluindo Portugal. A cirurgia robótica com recurso ao sistema da Vinci apresenta vantagens importantes para os sistemas de saúde, nomeadamente a redução de tempo de internamento, a minimização complicações pós-operatórias e o aumento da rapidez de recuperação dos pacientes, o que contribui para uma melhor alocação dos recursos médicos e para a melhoria da eficiência das unidades hospitalares”, afirma Pablo Diaz, Diretor Ibérico da ABEX – Excelência Robótica

Em Portugal e Espanha, durante 2021, 56% das intervenções cirúrgicas com o sistema da Vinci foram realizadas por urologistas, em casos de patologia da próstata e rim. Entre os casos urológicos, 75% foram prostatectomias. Já nos EUA, 88% das prostatectomias são operadas através de cirurgia robótica assistida pelo sistema cirúrgico da Vinci.

Na Península Ibérica, 26% das intervenções cirúrgicas assistidas pelo sistema robótico da Vinci realizadas em 2021 foram de cirurgia geral. Nesta especialidade, 52% dos procedimentos foram cirurgias colorretais.

No ano passado, 10% das intervenções cirúrgicas com o sistema robótico da Vinci, em Portugal e Espanha, foram de ginecologia oncológica e benigna. Entre os casos ginecológicos, 78% foram histerectomias oncológicas.

Atualmente, existem mais de 6 700 sistemas cirúrgicos da Vinci disponíveis em centros hospitalares, em todo o mundo.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights