Enfermeiros entregam maior petição de sempre na Saúde

12 de Julho 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) irá entregar esta quinta-feira “aquela que é já a maior petição de sempre promovida na área da Saúde”. Mais de 31 mil profissionais querem ver reconhecida a Enfermagem como Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, o estatuto de Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido tem sido “justamente reconhecido a várias profissões, mas que continua a ser negado aos enfermeiros”.

Em comunicado, a entidade sindical destaca que a pandemia veio demonstrar que a Enfermagem é uma profissão de alto risco e de desgaste rápido.

“O reconhecimento do risco e penosidade da nossa profissão foi confirmado em plena pandemia, quando o Governo então em funções decidiu criar um subsídio temporário e transitório, de risco COVID-19”, explica Pedro Costa.

O responsável acrescenta que “este subsídio temporário veio evidenciar, de uma vez por todas, a possibilidade de criação de medidas compensatórias na profissão.

Mais de 31 mil enfermeiros querem ter acesso à aposentação antes da idade legalmente definida. “É uma medida mais do que justa, por tudo o que temos dado ao país ao longo da nossa carreira”, conclui Pedro Costa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights