LPCC diz que afluência ao rastreio do cancro da mama está aquém do esperado na região Sul

12 de Julho 2022

A afluência ao rastreio do cancro da mama que arrancou há quatro meses na Área Metropolitana de Lisboa está aquém do esperado, disse à Lusa uma responsável da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Segundo dados da LPCC, entre 01 de janeiro e 01 de junho deste ano, 448.777 mulheres da Área Metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal foram convidadas a fazer o rastreio, tendo comparecido 143.940 (32,7%), das quais 659 foram diagnosticadas com cancro da mama.

No mesmo período, na região Norte do país, foram convidadas 406.608 mulheres, tendo comparecido 264.703 (65,1%), com 2.165 cancros diagnosticados e na região Centro 169.749, tendo realizado o rastreio 115.548 (68,07%), com 642 cancros diagnosticados.

A diretora dos projetos de Saúde do Núcleo Regional do Sul da LPCC, Marta Pojo, disse à Lusa que uma explicação para a fraca afluência ao rastreio é o “desconhecimento das mulheres” sobre o rastreio nesta região.

“No nosso ponto de vista, há um desconhecimento das mulheres que não sabem que têm esta oportunidade. E as que já faziam o rastreio oportunístico não sabem da grande vantagem de fazer este rastreio de base populacional que oferece muitos menos falsos resultados”, além de diminuir a carga económica para o Serviço Nacional de Saúde.

A responsável destacou o papel essencial dos médicos de família na promoção desta ação. “Têm sido um elo importante e têm apoiado, o problema é que há muitas mulheres sem médico de família nestas grandes áreas ”.

Para fazer o rastreio, as mulheres, entre os 50 e os 69 anos, têm apenas de dirigir-se a uma unidade da LPCC, cuja localização está disponível no ‘site’ da Liga.

Marta Pojo explicou que para fazerem este rastreio, as mulheres não podem ter realizado uma mamografia há menos de seis meses, nunca terem tido cancro e não ter próteses mamárias.

“Portugal é dos países que apresentam a maior taxa de sobrevivência do cancro de mama há cinco anos e uma das razões deve-se a este rastreio organizado que chega finalmente a mais 400.000 mulheres”, salientou Marta Pojo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights