Andreia Costa Coordenadora do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)

Literacia em Saúde e Enfermagem Comunitária

07/21/2022

A literacia em saúde é um tema essencial em saúde pública, considerando o seu potencial enquanto determinante modificável da saúde, das decisões em saúde e dos comportamentos em saúde. A Organização Mundial de Saúde considera a literacia em saúde como um dos três pilares da promoção da saúde (1), tendo sido este um dos focos da 9ª Conferência Global sobre Promoção da Saúde, que resultou na Declaração de Shangai sobre a Promoção da Saúde na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2).

Para a Organização Mundial de Saúde a literacia em saúde representa os conhecimentos e as competências acumulados através das atividades diárias, interações sociais e gerações. Estes são mediados pelas estruturas organizacionais e a disponibilidade de recursos que permitem que as pessoas acedam, compreendam, avaliem e usem informações e serviços de forma a promover e manter a sua saúde e bem-estar e daqueles que os cercam (3).

A investigação nesta área é vasta e estende-se para além da evolução do conceito, dos instrumentos de medição e das iniciativas de monitorização da literacia em saúde geral. A literacia em saúde digital, a literacia em saúde navegacional, a literacia em saúde para a comunicação com os profissionais de saúde e outros construtos mais específicos têm sido desenvolvidos e estudados em diversos contextos, com contributo fundamental para a definição de políticas e intervenções em saúde (4).

O papel dos enfermeiros na promoção da literacia em saúde tem sido evidenciado, sendo considerado um imperativo da enfermagem contemporânea (5). Na intervenção de enfermagem, os especialistas em Enfermagem Comunitária, quer na sua vertente de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, quer na sua vertente de Saúde Familiar, revelam um enorme potencial para atuar nesta área estratégica da promoção da saúde.

A equipa do projeto “Promoção da Literacia em Saúde em ambiente comunitário” do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa tem contribuído para a promoção da literacia em saúde em diversos contextos comunitários e para a divulgação do papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária neste sentido.

Bibliografia

  1. World Health Organization. Health promotion [Internet]. 2016 [cited 2022 Jun 29]. Available from: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/health-promotion
  2. World Health Organization. Promoting health in the SDGs. Report on the 9th Global conference for health promotion, Shanghai, China, 21–24 November 2016: all for health, health for all. [Internet]. Geneva; 2017. Available from: http://apps.who.int/bookorders.
  3. World Health Organization. Health Promotion Glossary of Terms 2021 [Internet]. Geneva; 2021 [cited 2022 Jun 29]. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240038349
  4. Sørensen K, Pelikan JM, Röthlin F, Ganahl K, Slonska Z, Doyle G, et al. Health literacy in Europe: Comparative results of the European health literacy survey (HLS-EU). European Journal of Public Health. 2015 Dec 1;25(6):1053–8.
  5. Johnson A. Health literacy: how nurses can make a difference. Australian Journal of Advanced Nursing. 2016;33(2).

 

1 Comment

  1. Maria Teresa Afonso Carvalho Gonçalves

    Alem do grande contributo por parte dos agentes da enfermagem, também a imprensa devia colaborar com a classe médica, como mediadora ,facilitando a melhor compreensão da população ,no que à litetacia diz respeito.O Pof.Fernando Regateiro ,da Faculdade de Medicina de Cimbra,apadrinhou o primeiro Curso de Jornalismo em Saúde, em 2005,para permitir uma mais fácil ligação da linguagem médica a população. Há desde então, jornalistas com a especialização nessa área : Jornalismo em Saúde.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a governação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights