Venezuela anuncia dois novos casos de infeção pelo vírus Monkeypox em viajantes

25 de Agosto 2022

As autoridades venezuelanas anunciaram dois novos casos de pacientes infetados pelo vírus Monkeypox, elevando para três o número de casos no país.

“Informamos [que] dois casos positivos de varíola dos macacos foram detetados a tempo na Venezuela, ambos os pacientes são viajantes, provenientes do Brasil e do Peru”, disse a ministra de Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez, na conta da rede social Twitter.

“O Instituto Nacional de Higiene Rafael Rangel e o Ministério do Poder Popular para a Saúde, em coordenação, estão a acompanhar” os pacientes, que se encontram “em condições favoráveis de saúde”, enquanto as autoridades “avaliam os contactos próximos”, acrescentou a responsável.

“O Governo bolivariano pede à população para cumprir as medidas de prevenção e biossegurança”, concluiu.

Em julho, a Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) pediu ao Governo do Presidente, Nicolás Maduro, a aplicação de medidas urgentes para prevenir a propagação do vírus Monkeypox e evitar que fique fora de controlo.

“Embora o surto seja moderado na Venezuela (…) agora é altura de atuar com energia para prevenir a propagação do vírus, uma vez que um objetivo da saúde pública é prevenir epidemias antes que fiquem fora de controlo”, sublinhou a AMV, num comunicado.

A AMV recomendou ao Governo venezuelano que “declare um alerta sanitário para mobilizar recursos e tomar as medidas necessárias, em colaboração com a sociedade civil e no estrito respeito dos Direitos Humanos” e “reforçar a capacidade de diagnóstico molecular e monitorização genética do vírus”.

Em 12 de junho, as autoridades venezuelanas detetaram o primeiro caso da doença no país, num paciente proveniente de Madrid.

O vírus Monkeypox transmite-se por contacto próximo, nomeadamente com lesões ou fluidos corporais, ou por contacto com material contaminado, como lençóis, atoalhados ou utensílios pessoais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança iniciativa SPECS 2030

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar a iniciativa SPECS 2030, inserida na Global SPECS Network que tem como principal objetivo unir uma rede global de participantes para atingir a meta global do erro refrativo para 2030, que consiste no aumento de 40% na cobertura efetiva desta patologia.

Os enfermeiros (também) são cientistas

Lara Cunha: Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

49% das deslocações forçadas no mundo ocorrem em África

Conflitos, alterações climáticas, pobreza extrema e insegurança alimentar fazem disparar deslocações forçadas no continente africano e irão obrigar mais de 65 milhões de pessoas a fugir das suas casas até ao final de 2024. Subfinanciamento surge como principal ameaça à ajuda humanitária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights