Descoberta proteína que pode melhorar tratamentos de fertilidade

8 de Setembro 2022

Uma proteína recém-descoberta ajuda o esperma a fundir-se com o óvulo, podendo ser utilizada para melhorar os tratamentos de fertilidade, refere um estudo publicado esta quarta-feira pela Science Advances.

A nova proteína, chamada Maia, é essencial para a fertilização humana, pois é responsável por atrair os espermatozoides para o citoplasma do óvulo, indica a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que liderou uma equipa internacional.

Conhecer esta proteína pode ser essencial para ajudar a entender alguns aspetos da fertilidade e desenvolver novos tratamentos, destacam os cientistas no estudo.

Os investigadores criaram óvulos artificiais com diferentes pedaços de proteína na sua superfície, para que os espermatozoides se pudessem ligar a estes.

Após a remoção daqueles com os quais os espermatozoides não se tinham fundido, restava apenas a Maia, proteína à qual todos aderiram.

O próximo passo foi inserir o gene correspondente a essa proteína em células humanas artificiais, que se tornaram recetivas aos espermatozoides da mesma forma que durante o processo natural de fertilização.

Os resultados também podem ajudar a confirmar a teoria de que alguns espermatozoides podem não ser compatíveis com alguns óvulos.

A equipe de investigação planeia explorar se os espermatozoides de diferentes indivíduos se ligam à proteína de maneira diferente.

O líder do estudo, Harry Moore, da Universidade de Sheffield, destacou que o que se sabe sobre a fertilidade humana “tem sido severamente limitado por preocupações éticas e pela falta de óvulos para investigação”.

No entanto, esta “engenhosa técnica de fertilização artificial” permitiu-lhes identificar a nova proteína que permitirá “compreender melhor os mecanismos da fertilidade humana, abrir caminho para novas formas de tratamento da infertilidade e revolucionar o design de futuros contracetivos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights