Lançada primeira pedra em novo centro de saúde de Loulé há muito esperado

8 de Setembro 2022

A Câmara de Loulé e o Ministério da Saúde lançaram hoje a primeira pedra do novo edifício da Unidade de Saúde de Loulé, uma obra de cinco milhões de euros e 2.650 m2 há muito esperada pelos utentes.

“Trata-se de uma obra esperada há muitos anos” que vai significar “uma ampliação da capacidade de resposta e da qualidade dos serviços” médicos no concelho, disse o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (PS), à margem da cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra e do lançamento da primeira pedra do novo edifício.

O novo equipamento de saúde vai ficar situado num terreno junto ao atual Centro de Saúde e contará com quatro valências: Agrupamento de Centros de Saúde Central, Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Centro de Saúde Universitário.

O novo edifício, que dará apoio e irá ampliar em 2.650 m2 o atual Centro de Saúde, tem um prazo de construção, a partir de agora, de 900 dias (cerca de dois anos e meio) e um custo de 4,680 milhões de euros que, segundo as autoridades locais, pode aumentar até cerca de cinco milhões de euros, dos quais 65% será pago pela autarquia e 35% pelo governo central.

“Com este equipamento os louletanos vão ficar muito mais bem servidos no que diz respeito aos cuidados de saúde”, realçou Vítor Aleixo, acrescentando que o edifício irá servir 14.000 utentes na Unidade de Saúde Familiar e 70.000 na Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade.

O autarca também assegurou que “há outros projetos na área da saúde que vêm a caminho” no concelho de Loulé, tendo referido o da ampliação do Centro de Saúde de Almancil e outro, em Quarteira, para ampliar o centro de saúde existente e encontrar uma localização “para um novo equipamento de saúde”.

Por seu lado, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, realçou que o novo edifício “é sonhada há muitos anos”.

“É uma obra que nos deixa felizes pelas excelentes condições que vão ser dadas aos nossos profissionais. Condições mais dignas e melhores para exercerem a profissão”, sublinhou Paulo Morgado.

O presidente da ARS do Algarve também sublinhou que o novo centro de saúde será “inovador e foi pensado para ser flexível, para se adaptar no futuro”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights