ULS da Guarda passou a atribuir descanso compensatório a enfermeiros

20 de Setembro 2022

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda passou a atribuir descanso compensatório aos enfermeiros que trabalhavam em dia de descanso semanal obrigatório, após intervenção do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), referiu esta estrutura.

“A partir de abril deste ano, o conselho de administração da ULS da Guarda veio reconhecer o incumprimento da legislação, passando a atribuir o merecido descanso compensatório automaticamente através da plataforma de Gestão de Horários, nos casos em que haja necessidade de recorrer a trabalho suplementar em dia de descanso semanal obrigatório”, referiu o SINDEPOR em comunicado.

A fonte adiantou, ainda, que “passados cinco meses, ou seja, há poucos dias, a ULS da Guarda procedeu também à regularização dos descansos compensatórios em dívida, pelo menos para os enfermeiros que solicitaram essa regularização”.

“Trata-se, sem dúvida, de uma decisão positiva, mas, no nosso entendimento, a regularização dos descansos compensatórios em dívida deveria ser automática e não ser necessário os colegas requererem a mesma”, referiu o SINDEPOR.

Fonte da ULS disse à agência Lusa que o conselho de administração “não irá fazer qualquer comentário” sobre o assunto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights