Loures quer criar equipas comunitárias para reforçar cuidados de saúde mental

13 de Outubro 2022

O acesso a cuidados de saúde mental vai ser reforçado no concelho de Loures, distrito de Lisboa, com a criação de equipas comunitárias, divulgou a autarquia, que aprovou, em reunião do executivo, protocolos de cooperação.

Em reunião de câmara, realizada esta quarta-feira, o executivo municipal de Loures, presidido pelo socialista Ricardo Leão, aprovou, por unanimidade, a assinatura de dois acordos de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Hospital Beatriz Ângelo e Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures explica que o compromisso firmado entre a autarquia, a ARSLVT e o Hospital Beatriz Ângelo prevê a disponibilização de uma equipa do município para intervir junto da comunidade (Equipa de Saúde Mental Comunitária de Loures).

“Esta parceria permitirá facilitar o acesso a cuidados de saúde de psiquiatria e saúde mental, favorecendo a intervenção precoce”, sublinha a autarquia, adiantando que a equipa ficará sediada na Unidade de Saúde da Mealhada (freguesia de Loures) e dará resposta à população residente de sete das 10 freguesias do concelho.

Em causa estão as Uniões de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal e as freguesias de Loures, Bucelas, Fanhões e Lousa, ficando, para já, de fora as Uniões de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Moscavide e Portela e Bobadela, São João da Talha e Santa Iria da Azoia.

“A intenção é do município é que a mesma resposta seja replicada para a população da zona oriental do concelho”, ressalva a Câmara de Loures.

A Câmara de Loures aprovou também a renovação da parceria com a OPP, no sentido de colaborar na “identificação dos riscos psicossociais” e na “formação dos vários técnicos que desenvolvem a sua atividade no âmbito de programas municipais dirigidos às populações”.

“Nos últimos anos, os vários documentos estratégicos do município de Loures têm destacado a necessidade de constituição de equipas comunitárias especializadas em saúde mental e encarado, como desafio prioritário, a implementação de estratégias de prevenção primária para a saúde mental”, lê-se na nota.

Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que iria apresentar na quinta-feira, no parlamento, a nova lei da saúde mental.

“Com esta nova lei vamos dar um passo mais além e vamos manter Portugal na liderança dessa visão sobre os doentes de saúde mental”, cuja “dignidade e cujos direitos humanos não podem ser questionáveis de nenhuma forma e em nenhum momento”, sublinhou o governante, assegurando que a nova legislação vem consolidar “uma tradição humanista e progressista”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights