A Europacolon realiza hoje uma sessão online sob o tema “Vamos falar de Tumores Neuroendócrinos!”. A iniciativa visa “sensibilizar para os sintomas e para a importância do diagnóstico precoce”.
“Os doentes que enfrentam diversas dificuldades, nomeadamente no acesso ao tratamento e na transferência de hospitais referenciadores para hospitais tratadores. O Sistema Nacional de Saúde vai ter de se reorganizar, pois estas burocracias demoram vários meses e podem ser muito prejudiciais à sobrevida do doente, assim como à sua qualidade de vida e bem-estar psicoemocional. Estes problemas podem ser ultrapassados com uma melhor organização”, refere o presidente da associação.
A Europacolon salienta que os sintomas mais comuns passam por: vermelhidão da pele e do rosto, problemas digestivos, dor abdominal, diarreia, falta de ar, tosse, dor no peito, hipoglicemia, perglicemia e sudação excessiva.
O debate irá contar com a participação de vários especialistas, nomeadamente Raquel Martins, do Grupo de Estudo dos Tumores Neuroendócrinos; Ana Paula Santos, da European Neuroendocrine Tumor Society; Gracinda Costa, da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear; Nuno Jacinto, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, entr outros.
Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Tumores Neuroendócrinos
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments