A plataforma utiliza algoritmos clínicos, baseados nas características de cada doente, sendo capaz de ponderar determinantes clínicos e não-clínicos de cada unidade de saúde.
No fundo, este “algoritmo comunica com o médico, facultando-lhe, de forma automática (após ponderação), as melhores recomendações sobre diagnósticos e tratamentos.”
Na qualidade de ideia vencedora, a Dioscope – Plataforma de Apoio à Decisão Clínica arrecadou um prémio no valor de 7.500 euros e uma bolsa de horas em consultoria, garantidos pela Tecnológica NTT DATA Portugal.
Na cerimónia de entrega do Prémio, que se realizou durante o 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, estiveram presentes alguns elementos da equipa vencedora, nomeadamente o fundador e médico interno de dermatologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Tomás Pessoa e Costa e o chief strategy officer da Dioscope, Francisco Goiana da Silva.
Durante a entrega do Prémio Best Ideas in Healthcare, Miguel Guimarães congratulou os vencedores, os distinguidos no top 10 e todos os concorrentes, sublinhando que a decisão do júri “não foi fácil” devido à “qualidade” e ao “espírito de inovação” dos projetos. O bastonário da Ordem dos Médicos realçou o papel importante desta iniciativa como “um pólo dinamizador de empreendedorismo, investigação e inovação em saúde, envolvendo os médicos e os profissionais de saúde”.
PR/HN/Vaishaly Camões
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