SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas e encaminhou 56 mil doentes para urgências

6 de Dezembro 2022

A linha SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas, mais 20 mil do que em outubro, que resultaram no encaminhamento de 56 mil pessoas para os serviços de urgência, segundo dados divulgados esta terça-feira à agência Lusa.

Apesar deste aumento de chamadas para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24), estes números ainda estão abaixo dos picos do período pandémico, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) numa resposta enviada à Lusa.

De acordo com os dados, 2022 é o ano com o maior número de chamadas atendidas de sempre, tendo já ultrapassado os 8,7 milhões de chamadas.

Em 2021 foram atendidas mais de seis milhões de chamadas e em 2020 mais de quatro milhões. Em 2019, ano antes da pandemia, o SNS 24 recebeu cerca de 1,5 milhões pedidos.

O SNS 24 esteve sujeito a uma intensa exposição pública durante a pandemia, quando foi a primeira linha de apoio daqueles que procuraram ajuda clínica.

“Desde então, reforçou a sua dimensão e capacidade de atendimento de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica”, referem os SPMS.

A linha SNS 24 tem profissionais que asseguram o atendimento de todos os serviços da linha, contando com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, administrativos, dentistas e intérpretes de língua gestual portuguesa.

Estes profissionais distribuem-se pelos centros de contacto sediados em Lisboa (2), Porto, Braga, Algarve, Covilhã, Coimbra e Vila Nova de Gaia ou à distância, com equipamentos que lhes permitem prestar apoio à linha SNS 24.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação BIAL: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram a 31 de agosto

As candidaturas ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL estão abertas até ao dia 31 de agosto. Esta iniciativa destina-se a investigadores nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, que terão a oportunidade de se candidatar a apoios financeiros que podem alcançar até 60 mil euros, sujeitando-se à avaliação dos membros do Conselho Científico da fundação.

Hospital CUF Tejo Imagiologia Cardiovascular recebe acreditação europeia

A Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI) acaba de reconhecer a qualidade clínica e tecnológica do serviço de Imagiologia do Hospital CUF Tejo, atestando-o como referência na realização de ressonância magnética cardíaca, com especialização em ressonância magnética com stress. 

Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível – atende entre 150 a 200 doentes por ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights