PCP alerta para “estrangulamentos” no hospital de Évora com falta de profissionais

1 de Fevereiro 2023

O PCP alertou que os “principais estrangulamentos” do hospital de Évora são a falta de profissionais e “dificuldades” na urgência polivalente e na pediatria, reclamando ainda “particular atenção” para a urgência, ortopedia e gastroenterologia.

Em comunicado, a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP argumentou que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), “com cerca de 2.000 trabalhadores”, se confronta com diversos “problemas”.

“Os salários dos profissionais de saúde, a valorização das suas carreiras, o combate à precariedade e inexistência de medidas para fixação de novos profissionais da saúde no interior” são alguns deles.

Os alertas da DOREV surgem na sequência de uma reunião entre uma delegação do PCP e o presidente do conselho de administração do HESE, realizada esta semana.

“Esta reunião, a pedido do PCP, permitiu aprofundar o conhecimento dos principais estrangulamentos existentes no HESE, entre eles a falta de profissionais de diversos setores, as dificuldades existentes na urgência polivalente e na pediatria”, pode ler-se no comunicado.

No hospital de Évora, “carecem de particular atenção as respostas de urgência polivalente, urgência pediátrica, ortopedia e gastroenterologia, tendo o PCP afirmado a intenção e vontade de encontrar as respostas possíveis e necessárias”, destacou igualmente a DOREV.

A “recente medida” que envolve a transferência de competências na área da Saúde para as autarquias também foi criticada pelos comunistas, que consideraram que “a extinção” da Administração Regional de Saúde do Alentejo, integrando-a na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, vai ser prejudicial.

“Irá criar ainda mais dificuldades à prestação de cuidados primários de saúde, assim como ao funcionamento do hospital, o que, para o PCP, é mais um contributo para enfraquecer o Serviço Nacional de Saúde”, argumentou a DOREV.

Quanto ao novo Hospital Central do Alentejo, que está em construção, em Évora, os comunistas defenderam que há necessidade de “clarificação e esclarecimento de algumas questões, designadamente sobre o financiamento global da obra e sobre o financiamento das infraestruturas e acessibilidades”.

O PCP vai questionar o Governo sobre estes pontos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

UpHill fecha ronda de 7 milhões de euros

A UpHill, tecnológica portuguesa que desenvolve software de orquestração e automação de jornadas de cuidados, acaba de fechar uma nova ronda de investimento no valor de 7 milhões de euros e anunciou a abertura de novos escritórios em Espanha e no Reino Unido.

Católica debate a psicologia no século XXII

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, entre 19 e 21 de março, para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights