Consumidores de novas substâncias psicoativas são homens, jovens e com ensino superior

2 de Fevereiro 2023

A maioria dos consumidores de novas substâncias psicoativas em Portugal são homens entre os 18 e os 24 anos, frequentam ou já concluíram o ensino superior e dizem consumir estes produtos para se divertirem, revela um inquérito hoje divulgado.

Estes são alguns dos dados apurados pelo inquérito ‘online’, dirigido a utilizadores de drogas com 18 ou mais anos, promovido em cerca de 30 países europeus, entre os quais Portugal, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, o questionário ‘online’, de autopreenchimento, decorreu entre março e maio de 2021 e envolveu, em Portugal, 155 consumidores de novas substâncias psicoativas.

Os dados extraídos deste inquérito europeu revelam que o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP) em Portugal acontece, maioritariamente, em homens entre os 18 e os 24 anos, que frequentam ou já concluíram o ensino superior e são empregados por conta de outrem a tempo inteiro.

Segundo o estudo, a maioria ingere estas substâncias, existindo ainda uma percentagem que as inala, além de afirmarem que consumem as NSP acompanhados e para se divertirem.

A amostra de consumidores de novas substâncias psicoativas em Portugal indica ainda que o tipo de NSP mais consumidas são da família das anfetaminas, consumidas sob a forma de “pó, cristal e pastilhas”, sendo que as substâncias mais frequentemente consumidas as fenetilaminas, triptamina e catinonas sintéticas.

O SICAD refere ainda que este inquérito online europeu sobre drogas tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights