Enfermeiros do Centro Hospitalar Cova da Beira exigem contagem “correta” do tempo de serviço

10 de Fevereiro 2023

Um grupo de enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) reuniu-se hoje junto à entrada do hospital da Covilhã para exigir uma reunião com a administração e a “correta” contagem do tempo de serviço.

O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que acusa a administração do CHUCB de não responder aos pedidos de reunião e de não estar a aplicar a lei que regulamenta a contagem do tempo de serviço de forma adequada.

“Aquilo que está a acontecer aqui no CHUCB é o aprofundamento de injustiças e de desigualdades”, referiu em declarações aos jornalistas a coordenadora regional do SEP em Castelo Branco, Conceição Rodrigues.

A dirigente sindical também manifestou a sua indignação por o conselho de administração do CHUCB não ter dado, até agora, qualquer resposta ao pedido de reunião que foi feito pelo SEP após a entrada em vigor do decreto-lei.

Segundo defendeu, o objetivo desta estrutura sindical é “ajudar” a esclarecer situações relativas à aplicação de retroativos a 2018 e que estão a ter interpretações distintas.

No caso do CHUCB, defendeu a dirigente sindical, a lei não está a ser, nem bem interpretada, nem corretamente aplicada.

Conceição Rodrigues detalhou que a situação está a penalizar cerca de 200 dos quase 400 enfermeiros desta unidade.

“Queremos que as situações que ainda não estão resolvidas e que vêm aprofundar as injustiças entre enfermeiros (…) sejam efetivamente tratadas e resolvidas para que de, uma vez por todas, a casa fique arrumada”, disse.

Conceição Rodrigues considerou ainda que é urgente que a reunião com a administração do CHUCB ocorra porque é preciso esclarecer de “viva voz” outras situações que surgiram entretanto. “Ainda agora acabei de saber que, incrivelmente, esta casa até os pontos de 2018 já está a retirar a todos os enfermeiros. Não sabemos porquê e há aqui situações que ainda não conseguimos encontrar explicação para o que está a acontecer”.

Anunciou ainda que se o CHUCB não marcar uma reunião para discutir estes assuntos, os enfermeiros avançam para uma greve de um dia, a 17 de fevereiro.

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights