Jimmy Carter recebe cuidados paliativos em casa

19 de Fevereiro 2023

O antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, de 98 anos, está a receber “cuidados paliativos” em casa, onde deseja “passar o tempo que lhe resta” após diversas hospitalizações, indicou hoje a sua fundação.

Carter é o mais velho Presidente norte-americano ainda vivo.

O antigo dirigente democrata, que ocupou a Casa Branca de 1977 a 1981, decidiu permanecer no seu domicílio, rodeado pelos próximos, “em vez de uma intervenção médica suplementar”, indicou o Carter Centre em comunicado.

“A família Carter deseja preservar a sua intimidade”, precisou.

Artífice dos acordos de Camp David que em março de 1979 conduziram à assinatura do tratado de paz israelo-palestiniano, foi vivamente criticado no seu país pela tomada de reféns norte-americanos no Irão em 1979-1980.

Após abandonar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o Carter Center em 1982, para promover o desenvolvimento, a saúde e a resolução de conflitos no mundo.

Em 2002 recebeu o Prémio Nobel da Paz, designadamente “pelas décadas de esforços infatigáveis com o objetivo de encontrar soluções pacíficas aos conflitos internacionais”.

Em 2019, e confrontado com uma série de problemas de saúde, tornou-se no primeiro Presidente norte-americano da história a atingir os 95 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights