Brasil confirma caso de “vaca louca” no estado do Pará

23 de Fevereiro 2023

O Governo brasileiro confirmou hoje a deteção de um caso de “vaca louca” no estado do Pará e anunciou a suspensão da exportação de carne bovina para a China.

“Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira “, lê-se, em comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local, indicou o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, acrescentando que já comunicou o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) e que as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, garantiu o ministro da pasta, Carlos Fávaro.

O Brasil, uma dos maiores exportadores de carne bovina do mundo, tem no mercado chinês mais da metade das vendas de exportações neste segmento.

No total, o Brasil exportou o equivalente a 12,34 mil milhões de euros de carne bovina em 2022, um aumento de 42% em relação a 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights