Atletas olímpicos podem frequentar clínica para tratar sequelas físicas

4 de Março 2023

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) assinou hoje, no Porto, uma parceria com uma clínica visando permitir aos seus associados o “acesso a cuidados médicos” para tratar sequelas.

“O que pretendemos é contribuir para a saúde física dos atletas e a consequente adoção de comportamentos saudáveis no seu estilo de vida que não comprometam a sua saúde física e mental”, destaca o presidente da AAOP.

Luís Alves Monteiro, que praticou pentatlo moderno e participou nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, negou estar a preparar o terreno para uma candidatura à presidência do Comité Olímpico de Portugal nas eleições agendadas para 2024.

“Há a perceção das pessoas de que tenho capacidade para exercer o cargo. Acho que tenho essa capacidade, pois a minha vida foi a gerir multinacionais. Portanto, isso, para mim, não me provoca medo e é uma coisa que posso exercer facilmente”, declarou à agência Lusa.

O dirigente disse ainda que “há muitas pessoas” a falarem-lhe numa eventual candidatura ao COP, mas o que move agora, prosseguiu é o trabalho como presidente da AAOP, cargo para que foi eleito “há dois anos e três meses” e exige “oito anos” para executar a sua missão.

Luís Alves Monteiro diz que encontrou uma “associação parada, que tinha 150 sócios e hoje “tem mais de 400”, e que ambiciona integrar o Conselho Nacional do Desporto.

“Temos capacidade e valor acrescentado. Não há nenhum sindicalismo organizado, o que queremos dizer é que os atletas têm uma voz ativa”, salienta, considerando que as decisões relacionadas com os atletas são sempre políticas e corporativas.

Com a parceria que hoje foi firmada com a Clínica Médica Exercício do Porto, liderada por Jaime Milheiro, a AAOP demonstra preocupação com o “pós-carreira” dos atletas de alta competição que têm um “desgaste físico enorme”.

O acordo assinado hoje, numa cerimónia em que estiveram presentes ex-atletas como Fernanda Ribeiro e Aurora Cunha, permite aos filiados na AAOP aceder à clínica referida mediante “um desconto de 15%”.

A CMEP permitirá o “tratamento das sequelas promovidas pelo elevado stress físico mental” a que os atletas foram expostos, oferecendo-lhes também “novas oportunidades” de ali conseguirem emprego, “sempre que haja possibilidade”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

Programa SPLIT expande tratamento personalizado da lombalgia a várias regiões do País

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, que foi ontem assinalado sob a temática da lombalgia (dor lombar), a Ordem dos Fisioterapeutas, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), deu início à expansão do Programa SPLIT, que se encontra alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2030, da Direção-Geral da Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights