Utentes de Vila Franca de Xira preocupados com falta de médicos na região

28 de Março 2023

Utentes do concelho de Vila Franca de Xira estão preocupados com a falta de médicos na região, antevendo-se a saída de mais um em junho, e com a dificuldade em se marcar consultas nas unidades de saúde locais.

A Comissão de Utentes de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, organizou no sábado um encontro para falar sobre os problemas na saúde local, onde estiveram presentes residente e membros de outras comissões de utentes do concelho vilafranquense.

Em declarações hoje à agência Lusa, Pedro Gago, da comissão de utentes organizadora do evento, revelou que em junho vai sair mais um médico da unidade de saúde familiar (USF) de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e frisou que o objetivo de todos é defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, disponíveis no ‘website’ do SNS e atualizados em fevereiro, todos os utentes inscritos na USF Castanheira do Ribatejo têm médico de família, o que Pedro Gago nega.

O dirigente indica que, com a saída deste médico em junho, ficarão apenas dois profissionais naquela unidade, prevendo que fiquem cerca de 5.250 utentes sem médico de família.

Entre os problemas apontados no encontro de sábado estão a dificuldade dos utentes contactarem por telefone os centros de saúde para marcarem consultas e a necessidade de percorrem longas distâncias para serem atendidos.

Segundo Pedro Gago, as unidades de saúde da Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira) e de Benavente (no distrito de Santarém) “têm ordem para receber os utentes [de Castanheira] que não têm médico de família”, serviços que estão a mais de 20 quilómetros de distância, mas onde também é difícil ser atendido, refere.

Realçando a falta de transportes públicos para estes locais, Pedro Gago diz que os utentes acabam por recorrer à urgência do Hospital de Vila Franca de Xira.

No sábado, foi lembrada a existência da “consulta aberta” neste hospital, à qual doentes não urgentes podem recorrer nos dias úteis, entre as 18:30 e as 22:00.

Sobre a falta de médicos na zona do Estuário do Tejo, Pedro Gago diz que a comissão de utentes vai sugerir uma colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, de forma a prestar cuidados de saúde a quem não tem profissional atribuído e a abertura noturna do centro de saúde de Vila Franca de Xira.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo abrange os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Vila Franca de Xira (os quatro no distrito de Lisboa) e Benavente (distrito de Santarém).

Dos 238.388 utentes inscritos, cerca de 100 mil pessoas deste agrupamento não têm médico de família, indicam dados do Ministério da Saúde relativos a fevereiro.

No concelho de Vila Franca de Xira, são quase 47 mil os utentes sem este profissional de saúde atribuído.

As unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) de Forte da Casa (Vila Franca de Xira) e do Carregado (Alenquer) não têm médicos de família, mostram os registos do ministério.

Na UCSP Azambuja, quase 92% dos utentes estão sem profissional de saúde atribuído, enquanto noutras unidades também existe uma maioria de utentes sem médico de família: UCSP Alenquer (87%), UCSP Benavente (72%), UCSP Póvoa de Santa Iria (71%) e USF Alhandra (64%).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights