Câmara da Nazaré opõe-se a posição das Caldas da Rainha e de Óbidos sobre localização do novo hospital

29 de Março 2023

A Câmara da Nazaré aprovou uma proposta de repúdio à posição das autarquias das Caldas da Rainha e Óbidos sobre a localização do novo hospital do Oeste, acusando estes concelhos de usar argumentos separatistas e isolacionistas.

Na proposta apresentada ao executivo, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS – na imagem), defende que “não é hora de voltar atrás” no processo de definir uma localização para o novo hospital do Oeste e repudia “a atitude” das autarquias das Caldas da Rainha (independente) e Óbidos (PSD), que têm defendido a construção da nova unidade na confluência dos dois concelhos.

A construção de um novo hospital para a região é reclamada pelos 12 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), que aprovaram a adjudicação de um estudo à Universidade Nova de Lisboa, para definir o perfil assistência e a localização da futura unidade.

O estudo aponta o Bombarral (no distrito de Leiria) como a localização ideal para o hospital e deveria servir de base a uma comissão de trabalho criada pelo Governo para decidir, até ao final deste mês, onde deverá ser construída a unidade para servir todos os concelhos do Oeste.

Em meados deste mês, as autarquias das Caldas da Rainha e de Óbidos enviaram ao grupo de trabalho um parecer técnico que defende que os ministérios da Economia e da Coesão Territorial devem participar na decisão, e que a mesma deve ter em conta outros critérios, além dos analisados no estudo encomendado pela OesteCim.

“Assumindo que, depois do caminho já percorrido, não é hora de voltar atrás”, Walter Chicharro defende que ”é sim tempo de confiar que, tal como previsto, o grupo de trabalho constituído pelo ministro da Saúde apresentará uma proposta integrada até ao dia 31 de março”, corroborando as conclusões do estudo promovido pela OesteCim, que evidencia um conjunto de soluções para localização, valências a ter, dimensão e destino a dar às atuais instalações hospitalares”.

No documento, o autarca acusa os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos de “fazer tábua rasa de todo o caminho percorrido em conjunto pelas autarquias do Oeste”, ao contratarem um novo estudo “de forma unilateral e ao pressionar o Ministério da Saúde para retardar a decisão”, atitude que considera colocar em causa a coesão do Oeste e dificultar a rápida decisão sobre o futuro da resposta de saúde da região.

“Outros municípios teriam certamente capacidade, por maioria de razão, para apresentar argumentos separatistas e isolacionistas similares aos que as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos têm apresentado”, mas, em vez disso, “têm tido e continuarão a ter uma posição responsável e conciliadora, em prol dos seus munícipes, salvaguardando os interesses e necessidades da população desta região no domínio da saúde”, pode ler-se.

Reiterando que o que importa agora é “defender um novo hospital que servirá a Nazaré e o Oeste e não um hospital para um dos concelhos da região”, Walter Chicharro exorta “todos os oestinos e os autarcas que os representam a defenderem, a uma só voz, este desígnio”.

A proposta foi aprovada na segunda-feira pela maioria socialista na Câmara da Nazaré, com os votos contra do PSD e a abstenção da CDU.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights