Ordem dos Enfermeiros visita Ilha do Corvo

1 de Abril 2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) realizou “uma importante deslocação” à Ilha do Corvo entre os dias 30 e 31 de março, no âmbito da sua iniciativa “Ordem no Terreno”.

A Unidade de Saúde da Ilha do Corvo foi o primeiro ponto de paragem da comitiva composta por vários elementos do Conselho Diretivo Regional e do Conselho de Enfermagem Regional da SRRAAOE. Para além da inicial sessão de apresentação de cumprimentos, ocorreu uma reunião com o Conselho de Administração da USI Corvo, bem como visita às instalações provisórias do Centro de Saúde e às obras que decorrem atualmente.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional, Pedro Soares, referiu: “De uma forma global, devo enaltecer o esforço deste Conselho de Administração e obviamente dos enfermeiros do Corvo que com a sua resiliência e profissionalismo são o garante do desenvolvimento de melhores cuidados a esta população”.

Realizou-se também uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional à Santa Casa da Misericórdia do Corvo, onde foi possível reunir com o respetivo provedor e visitar as instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Para Pedro Soares, “a cooperação entre instituições no Corvo, nomeadamente USI Corvo e Santa Casa da Misericórdia, são um exemplo a referenciar.”

Na sequência desta deslocação à Ilha do Corvo, o presidente do Conselho Diretivo Regional declarou que “não há muitas mais oportunidades para dar aos corvinos, aos açorianos, o que eles merecem em termos de saúde”. “Só em Portugal se desculpabiliza a falta de investimento durantes anos na saúde, e hoje claramente está-se a fazer um caminho no Corvo no sentido de oferecer melhores e dignos cuidados.”

“Apostar na saúde dos açorianos não pode ser visto como um custo, mas sim um investimento no futuro de todos nós. A condição arquipelágica e as medidas que contrariam os fenómenos de desertificação obviamente têm um custo que deve ser entendido como óbvio e necessário, sendo a saúde e o suporte aos idosos uma necessidade urgente”, reiterou Pedro Soares.

A próxima atividade no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno” irá ocorrer já no mês de abril, entre os dias 10 e 13, com a deslocação de uma comitiva da SRRAAOE à Ilha Terceira.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

MAIS LIDAS

Share This