Especialistas discutem esta quinta-feira futuro da Saúde Pública europeia

19 de Abril 2023

Diretores de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Europa reúnem-se esta quinta e sexta-feira, em Lisboa, para debater futuro da Saúde Pública europeia.

O encontro científico IANPHI Europe Network Meeting 2023 é subordinado ao tema “Saúde Pública e bem-estar nos próximos 10 anos: Novos desafios, novas respostas?”.

Este evento, coorganizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), prevê a realização de seis sessões temáticas com o objetivo de fornecer “uma visão geral sobre os desafios que se colocam atualmente à Saúde Pública na Europa”.

O INSA salienta em comunicado que as alterações climáticas e meio ambiente, doenças não-transmissíveis e o papel da promoção da saúde, assim como a importância da segurança sanitária e a preparação para novas ameaças à Saúde Pública, como a guerra na Ucrânia, serão alguns dos temas em debate ao longo dos dois dias de trabalho.

Para Trygve Ottersen, chair da rede europeia da IANPHI e diretor executivo do Instituto Norueguês de Saúde Pública, este é “o encontro mais importante do ano para a rede europeia da IANPHI”, e acontece “num momento em que os desafios que se colocam à Saúde Pública europeia e mundial são enormes e emergentes”.

De acordo com o responsável da IANPHI, é “particularmente importante que os institutos nacionais de Saúde Pública se reúnam e debatam quais as melhores respostas a dar”, aproveitando “o excelente contexto que a missão e trabalho do INSA” fornecem para estas discussões.

Para Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, “este evento é uma excelente oportunidade para receber os Institutos Nacionais de Saúde Pública de referência na Europa. Estamos certos de que esta reunião de trabalho, que reflete também o prestígio internacional do INSA junto dos seus congéneres europeus, constituirá um excelente fórum de reflexão e discussão dos principais temas que interessam à Saúde Pública na Europa, com repercussões óbvias nos países europeus e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que têm estatuto de presença neste evento, na qualidade de observadores”.

É esperada a presença de cerca de oitenta líderes de institutos nacionais de Saúde Pública membros da rede europeia da IANPHI, bem como de responsáveis e figuras relevantes de organizações parceiras como a Região Europeia da Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC). Estarão ainda presentes representantes dos Institutos Nacionais de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qualidade de observadores.

O encontro terá lugar em Lisboa.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

Especialistas abordam situação da dengue em Portugal

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) promove na próxima semana a sessão “Dengue em Portugal: Onde Estamos? Risco de Introdução e Proteção de Viajantes”.

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights