SIM: Mais de 15 hospitais já têm equipas dedicadas às urgências

26 de Abril 2023

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) avançou hoje que mais de 15 hospitais no país já têm equipas dedicadas às urgências, cujo trabalho tem de ser regulamentado e os médicos “devidamente protegidos”.

Numa audição na Comissão de Saúde, a pedido do partido Chega sobre o “Projeto de alteração ao Regulamento de Constituição das Equipas Médicas nos Serviços de Urgência”, o secretário-geral do SIM defendeu que o trabalho destas equipas tem de ser regulado, sublinhando que “estão totalmente à mercê de vontades de conselhos de administração”.

“É fundamental que estes colegas sejam devidamente protegidos. Sem isso estamos a prestar um mau serviço”, defendeu Jorge Roque da Cunha, aludindo ao processo de negociação em curso com a tutela sobre a formação destas equipas.

No decurso das negociações com o Ministério da Saúde, o Sindicato Independente dos Médicos adiantou, em comunicado, que foi “aceite a regulação das equipas dedicadas de urgência e de períodos dedicados ao serviço de urgência com a devida compensação”, uma proposta que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) recusou, alegando que se trata de uma “verdadeira agenda do trabalho indigno” sem prever a valorização salarial.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esclareceu mais tarde que o Governo está “num processo negocial de boa-fé” com os sindicatos que “envolve propostas, envolve contrapropostas e envolve um diálogo” que deve ser feito com “a devida tranquilidade”.

Manuel Pizarro defendeu, contudo, que a criação destas equipas “é um avanço” porque “todos reconhecem a importância de haver equipas de profissionais dedicados à urgência”, que tem “um peso muito grande” na atividade do Serviço Nacional de Saúde.

Na audição de hoje, Jorge Roque da Cunha explicou que a integração dos profissionais nestas equipas é voluntária e é um processo reversível, sendo o horário de trabalho semanal de 36 horas (menos quatro horas), diminuindo a carga de trabalho.

As equipas são constituídas por profissionais do próprio hospital, e não por prestadores de serviços, disse, referindo que um ciclo de três meses é majorado com mais um dia de férias.

Roque da Cunha esclareceu ainda que os médicos com mais de 55 anos continuam a não fazer urgência: “Essa matéria não foi minimamente beliscada”, assegurou em resposta aos deputados.

Os médicos integrantes das equipas dedicadas têm um suplemento remuneratório, de acordo com a sua categoria na carreira, valor esse que está ainda em discussão nas negociações com o Governo.

“Portanto, nem tudo aquilo que é proclamado como realidade é verdade, porque nós já estamos habituados a este sistema: inventa-se uma situação, depois verifica-se que não é verdade e depois de se verificar que não é verdade foi uma grande conquista sindical. Nós não enveredamos por esses métodos”, criticou o dirigente sindical.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights