Brasil deteta novos casos de gripe aviária em aves selvagens marinhas

21 de Maio 2023

O Ministério da Agricultura brasileiro anunciou a deteção de mais dois casos de gripe aviária em aves marinhas selvagens, elevando para cinco as infeções confirmadas no Brasil, o maior exportador mundial de carne de frango

Os novos casos, que foram registados nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no sudeste do país, foram conhecidos no sábado, cinco dias depois de o Ministério da Agricultura ter confirmado os primeiros casos de gripe aviária no país e ativar o “estado de alerta”.

De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, quatro dos cinco casos confirmados foram identificados no litoral do estado de Espírito Santo, sendo que afetaram três andorinhas-do-mar, um garajau-real (na imagem) e um garajau-de-bico-preto.

O Ministério da Saúde também sublinhou que 33 casos suspeitos de gripe aviária em humanos tiveram resultados negativos e disse que outros dois estão sob investigação. “O Brasil continua sem nenhum caso na sua população”, disse o ministério.

O Ministério da Agricultura explicou que, por se tratar de animais selvagens, a notificação não afeta a condição do Brasil de país livre da gripe aviária e que, portanto, não espera embargos à exportação de produtos avícolas.

“O ministério, associações, entidades e indústrias, bem como os órgãos de conservação da vida selvagem, continuam a trabalhar na proteção das aves domésticas e selvagens nativas para evitar a propagação da doença”, frisou o comunicado.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com 35% do mercado, segundo dados do Ministério da Agricultura para 2022.

A gripe aviária causa alta mortalidade em aves selvagens e aves domésticas, como patos e galinhas.

Milhares de aves morreram ou foram abatidas na América do Sul, centenas de fazendas foram colocadas em quarentena e alguns países suspenderam as exportações devido à propagação do vírus, desde o ano passado.

A transmissão para humanos é rara e geralmente ocorre por contacto próximo com aves infetadas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights