CESPU realiza conferência sobre morte medicamente assistida e cuidados paliativos

30 de Maio 2023

A conferência “A derradeira decisão: Quando, como e com quem morrer?” acontece esta quinta-feira, a partir das 9h30, na Casa da Cultura de Paredes.

O fim da vida será o foco destas XXIII Jornadas Científicas de Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde da CESPU. Num evento organizado em conjunto com a Associação de Estudantes desta instituição, será debatido o papel dos especialistas em saúde mental na morte medicamente assistida e nos cuidados paliativos.

Na conferência inaugural, pelas 10h, o psicólogo clínico Miguel Ricou abordará o envolvimento da psicologia na tomada de decisão da morte antecipada.

Este encontro científico contará com palestras das psicólogas Corinne Hafner Wilson e Marie-Frédérique Bacqué, que apresentam a situação na Europa, e um debate multidisciplinar, com a presença de profissionais de saúde, da área da comunicação e de um padre, sobre os desafios que estas questões colocam.

Programa

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights