O encerramento de Pediatria em Portimão estava já previsto até domingo

2 de Junho 2023

 A Direção Executiva SNS esclareceu que o encerramento dos serviços de pediatria em Portimão estava já previsto, e anunciado, para entre sexta-feira e domingo.

A direção do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em comunicado, esclarece as condições de funcionamento do bloco de partos e serviço de urgência de pediatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), e informa sobre uma reunião realizada na quinta-feira nesta unidade.

Com o Conselho de Administração e a Direção Clínica e de Enfermagem, com as direções dos serviços de Ginecologia/Obstetrícia e de Pediatria/Neonatologia do CHUA, com a Administração Regional de Saúde do Algarve e o Instituto Nacional de Emergência Médica, a direção avaliou as condições de funcionamento no hospital de Portimão.

“Em função da limitação de recursos humanos médicos de pediatria, fruto de ausências por parentalidade e imprevistos por doença, estão a ser reavaliadas as disponibilidades dos profissionais da instituição e a abertura de recursos de outros hospitais da rede do SNS, no sentido de manter uma resposta estruturada e consistente durante o período sazonal de verão”, lê-se no documento.

A direção diz ainda que, “uma vez que no fim-de-semana de 02 a 04 de junho já estava prevista, e publicamente divulgada, a suspensão de atividade” do bloco de partos e do serviço de urgência da pediatria em Portimão, “não existe alteração do processo, face ao anunciado previamente”.

Até domingo, 04 de junho, vai ser “revisto o plano de contingência para os meses de verão e divulgado pela Direção Executiva-SNS, em função da necessidade de serem preservados os mais elevados critérios de segurança e qualidade, evitando qualquer situação de risco para as grávidas ou as crianças, bem como para a atividade dos profissionais”, acrescenta.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai manter-se em regime de prontidão, reforçando a resposta, de acordo com o plano de contingência estabelecido, diz ainda.

“Os Cuidados de Saúde Primários prestarão apoio na resposta à criança com doença aguda, mitigando o recurso ao serviço de urgência”, afirma a Direção Executiva do SNS.

A concluir o comunicando, “reconhece o elevado esforço” dos profissionais e anuncia que vai delinear as decisões “em função de minorar o impacto da perturbação da atividade nas utentes e nas famílias, mas assegurando a necessidade de preservar a garantia da resposta em saúde, com qualidade e segurança”.

Horas antes deste comunicado, o PSD do Algarve denunciou, em comunicado à Lusa, “a gravíssima decisão de encerramento […], sem que haja qualquer data prevista” para a reabertura.

“Esta é uma decisão inaceitável, é o SNS a bater em retirada do barlavento algarvio: as grávidas vão dar à luz, nalguns casos, a mais de 100 quilómetros, qualquer episódio de urgência ou internamento de todas as crianças e jovens até aos 18 anos passará a ter lugar em Faro”, afirmou Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, citado na nota.

Numa circular do CHUA, a que a Lusa teve acesso, explicava-se que, “devido ao facto de não haver pediatra escalado no Serviço de Pediatria […], a partir das 09:00 de 01/06 não poderá ser dado apoio ao Bloco de Partos/Serviço de Urgência/Internamento Pediatria/Neonatologia e Berçário”.

Devido à ausência do médico especialista em Pediatria, na unidade de Portimão, o atendimento vai ser feito por médicos não especializados e o atendimento por médicos especialistas é assegurado pelo Serviço de Urgência Pediátrica de Faro.

“Face ao exposto será necessário proceder-se à transferência dos doentes que não possam ter alta, a partir das 09:00 do dia 01/06, progressivamente”, para Faro, conclui a circular.

A Lusa tentou obter um esclarecimento da administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), mas até ao momento não obteve resposta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights