Utentes de São João das Lampas manifestam-se por mais médicos de família

6 de Junho 2023

Os utentes da freguesia de São João das Lampas, no concelho de Sintra, vão realizar na quarta-feira uma marcha lenta e um buzinão para reclamar a colocação imediata de médicos de família no Centro de Saúde local.

Em comunicado, os utentes do Centro de Saúde de São João das Lampas, no concelho de Sintra, justificam a marcha lenta, que sairá da unidade de saúde em direção a Sintra, com a falta de médicos, que se agravou no último ano.

“Como é sabido, ao longo dos últimos anos tem existido uma grande degradação do SNS (Serviço Nacional de Saúde) em especial devido à falta de médicos de família nos Centro de Saúde, que são a primeira linha de recurso dos utentes”, referem.

De acordo com os utentes, ao longo do último ano, vários dos médicos alocados ao Centro de Saúde de São João das Lampas têm vindo a reformar-se ou demitiram-se, tendo aquela unidade de saúde ficado sem médicos desde o passado dia 31 de maio.

“Desta forma, mais de 11.000 utentes deixaram de ter médico de assistência tendo de se deslocar para fora da freguesia de forma a terem acesso a uma consulta médica, sendo muitos destes utentes idosos com dificuldade de deslocação”, destacam na nota.

Os utentes lançaram também uma petição, na qual exigem a “colocação imediata de médicos de família a tempo inteiro no Centro de Saúde de São João das Lampas, de forma colmatar as necessidades da população”.

A agência Lusa questionou a Câmara de Sintra, que remeteu um cometário para mais tarde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights