IL quer explicações de Pizarro sobre eventual contratação de médicos cubanos

7 de Julho 2023

O presidente da Iniciativa Liberal anunciou na quinta-feira que vai requerer a audição urgente do ministro da Saúde no parlamento para explicar a eventual contratação de médicos cubanos, advertindo que o país não pode pactuar com tráfico humano.

“Tem havido posições de organizações internacionais […] que têm alertado para a possibilidade deste tipo de situações em que o Estado cubano coloca médicos em diferentes países, poderem estar a constituir atentados à dignidade humana”, afirmou Rui Rocha, em declarações aos jornalistas à chegada à Expo Bairrada, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

O dirigente partidário citou as organizações ‘Human Rights Foundation’ (Fundação dos Direitos Humanos) e ‘Human Rights Watch’ (Organização Não Governamental de Observação dos Direitos Humanos) para “alertar para a possibilidade” da presença dos médicos cubanos em Portugal constituir “trabalho forçado e violação de direitos, liberdade e garantias”.

“Aquilo que vamos fazer é chamar, de momento, o ministro da saúde, Manuel Pizarro, ao Parlamento, com caráter de urgência, para prestar esclarecimentos, sobre o modelo contratual que está aqui em causa, de como é que estes médicos vêm para Portugal”, disse.

Segundo disse, estes profissionais “não podem circular, não têm liberdade de expressão e até os salários são depois, em grande parte, entregues ao Estado cubano e em que ficam com as famílias, de alguma maneira, condicionadas na origem”.

“Há aqui questões muito graves de direitos humanos que têm de ser clarificadas e, obviamente, não pode o Estado português pactuar com situações de tráfico humano ou trabalhos forçados, numa situação como esta”, defendeu.

Este líder partidário acrescentou ainda que há um lado “mais técnico” do processo, que tem a ver com “as competências e qualificações destes médicos” e que no seu entender “têm também de ser asseguradas”.

Na quarta-feira, o Jornal de Notícias (JN) avançou que o Governo português está a preparar a contratação de 300 médicos cubanos para o SNS, tendo já pedido parecer sobre o processo de reconhecimento de qualificações ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e à Ordem dos Médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights