Projeto quer capacitar universidade africanas de competências de enfermagem

21 de Julho 2023

Um projeto liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) quer capacitar instituições de ensino superior da Tanzânia e de Madagáscar "para o desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem em matéria de prevenção e controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde". 

A iniciativa “Capacitating Sub-Saharan African Higher Education Institutions to Educate Nursing Students for Sustainable and Innovative Infection Prevention and Control Practices – InfPrev4fric” tem como objetivo prestar apoio a universidades da África subsaariana no sentido da implementação de um processo de ensino-aprendizagem que facilite o desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem ao nível da prevenção e do controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde.

O projeto, que conta também com o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é é cofinanciado por fundos da União Europeia (Programa Erasmus +).

De acordo com a ESEnfC, o InfPrev4frica visa também “a gestão de resistência antimicrobiana, problema que compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um crescente número de infeções por vírus, bactérias, fungos e parasitas, representando uma ameaça à saúde pública mundial.”

O projeto, que vai explorar uma vertente de aprendizagem por simulação, procura a melhoria da qualidade do ensino superior em enfermagem na Tanzânia e em Madagáscar, através de um currículo inovador e da melhoria de ferramentas pedagógicas, envolvendo cerca de 70 docentes, 200 enfermeiros e 1200 estudantes
das instituições parceiras.

Além da ESEL e da ESEnfC, fazem parte deste consórcio as universidades de Antananarivo e de Mahajanga (ambas de Madagáscar), o Kilimanjaro Christian Medical University College, a Catholic University Of Health And Allied Sciences (dois estabelecimentos da Tanzânia) e a Poznan University of Medical Sciences (Polónia).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights