Projeto quer capacitar universidade africanas de competências de enfermagem

21 de Julho 2023

Um projeto liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) quer capacitar instituições de ensino superior da Tanzânia e de Madagáscar "para o desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem em matéria de prevenção e controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde". 

A iniciativa “Capacitating Sub-Saharan African Higher Education Institutions to Educate Nursing Students for Sustainable and Innovative Infection Prevention and Control Practices – InfPrev4fric” tem como objetivo prestar apoio a universidades da África subsaariana no sentido da implementação de um processo de ensino-aprendizagem que facilite o desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem ao nível da prevenção e do controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde.

O projeto, que conta também com o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é é cofinanciado por fundos da União Europeia (Programa Erasmus +).

De acordo com a ESEnfC, o InfPrev4frica visa também “a gestão de resistência antimicrobiana, problema que compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um crescente número de infeções por vírus, bactérias, fungos e parasitas, representando uma ameaça à saúde pública mundial.”

O projeto, que vai explorar uma vertente de aprendizagem por simulação, procura a melhoria da qualidade do ensino superior em enfermagem na Tanzânia e em Madagáscar, através de um currículo inovador e da melhoria de ferramentas pedagógicas, envolvendo cerca de 70 docentes, 200 enfermeiros e 1200 estudantes
das instituições parceiras.

Além da ESEL e da ESEnfC, fazem parte deste consórcio as universidades de Antananarivo e de Mahajanga (ambas de Madagáscar), o Kilimanjaro Christian Medical University College, a Catholic University Of Health And Allied Sciences (dois estabelecimentos da Tanzânia) e a Poznan University of Medical Sciences (Polónia).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights