Açores recusam alarmismo depois de alerta para aumento de transmissão da covid-19 na Europa

17 de Agosto 2023

A secretária regional da Saúde dos Açores considerou hoje que a covid-19 têm de ser encarada com “normalidade e cautela”, recusando qualquer alarmismo social depois do alerta sobre o aumento da propagação e da transmissão da doença.

“Estamos a adotar as mesmas medidas do que a nível nacional e internacional, tendo no início de maio sido decretado pela Organização Mundial da Saúde o fim da pandemia”, afirmou a secretária regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi.

Hoje, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) classificou as linhagens recombinantes da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 como variantes de interesse, alertando para o aumento da propagação e da transmissão da covid-19 na Europa.

“O ECDC classificou todas as linhagens do tipo XBB.1.5 com a alteração adicional de aminoácidos F456L como variantes de interesse. Isto deve-se a um rápido aumento da proporção destas variantes atualmente em circulação, que podem ter propriedades de fuga imunitária em comparação com as variantes que estavam anteriormente em circulação”, indica a agência comunitária em nota de imprensa hoje divulgada.

Em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, Mónica Seidi recordou que “desde o início de 2023, com a suspensão do boletim informativo, os hospitais deixaram de reportar os casos à Direção Regional da Saúde”, havendo que “encarar com normalidade e cautela” a covid-19.

“Não queremos voltar para trás, criando qualquer tipo de alarmismo social, mas sim acompanhar [a situação] e, se houver alguma evolução diferente que nos obrigue a tomar medidas, os serviços estão plenamente mobilizados”, disse.

Ainda segundo a governante, entre a última semana de julho e primeira de agosto registaram-se 61 novos casos de covid-19 na região.

Dos novos casos, disse, 55 foram registados em São Miguel, a ilha mais populosa dos Açores, tendo os restantes casos sido registados nas ilhas de Santa Maria, Pico e Graciosa.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This