SE reúne com Ministério da Saúde esta sexta-feira

17 de Agosto 2023

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) irá reunir-se esta sexta-feira com o Ministério da Saúde, foi hoje anunciado. 

Em comunicado, o sindicato refere que esta nova etapa das negociações pretende discutir o novo projeto-lei para as Unidades de Saúde Familiar.

“Estamos profundamente preocupados, porque, pelo que vemos, a tutela está a adiar uma vez mais uma reforma importante para todo o sistema de saúde nacional e, em particular, para os cuidados de saúde primários. E a relegar para segundo plano, para o longo prazo, uma visão global, estratégica e integrada daquele que tem de ser o verdadeiro motor da saúde portuguesa, que passa desde logo pela prevenção e promoção da saúde”, alerta Pedro Costa, presidente do SE.

Para o dirigente , “o que está em cima da mesa é, na nossa análise, mais um remendo, que pouco vai trazer ao SNS. Há que apostar fortemente na promoção da saúde na população e nas escolas, e pensar – e atuar – de uma forma integrada desde já, não chutando o problema para a frente, para ser resolvido não se sabe bem quando”.

Em maio e em julho, a estrutura sindical defendeu a extensão dos incentivos para as Unidades de Saúde Familiar às Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, às Unidades de Saúde Pública e às Unidades de Cuidados na Comunidade.

A reforma prevista para os cuidados de saúde primários, sublinha o mesmo responsável, “não pode contemplar apenas as unidades de saúde familiar (USF). É também necessário, uma visão global e estratégica da promoção da saúde e prevenção da doença, onde os enfermeiros são a trave-mestra em todos os sistemas de saúde internacionais. Valorizar a profissão, para que o Serviço Nacional de Saúde consiga dar uma resposta adequada é o caminho”.

Questões como a valorização da carreira, a especialização, o reconhecimento do risco e da penosidade da profissão, de desgaste rápido, e a dedicação ao SNS são questões que o SE quer ver discutidas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This