SE reúne com Ministério da Saúde esta sexta-feira

17 de Agosto 2023

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) irá reunir-se esta sexta-feira com o Ministério da Saúde, foi hoje anunciado. 

Em comunicado, o sindicato refere que esta nova etapa das negociações pretende discutir o novo projeto-lei para as Unidades de Saúde Familiar.

“Estamos profundamente preocupados, porque, pelo que vemos, a tutela está a adiar uma vez mais uma reforma importante para todo o sistema de saúde nacional e, em particular, para os cuidados de saúde primários. E a relegar para segundo plano, para o longo prazo, uma visão global, estratégica e integrada daquele que tem de ser o verdadeiro motor da saúde portuguesa, que passa desde logo pela prevenção e promoção da saúde”, alerta Pedro Costa, presidente do SE.

Para o dirigente , “o que está em cima da mesa é, na nossa análise, mais um remendo, que pouco vai trazer ao SNS. Há que apostar fortemente na promoção da saúde na população e nas escolas, e pensar – e atuar – de uma forma integrada desde já, não chutando o problema para a frente, para ser resolvido não se sabe bem quando”.

Em maio e em julho, a estrutura sindical defendeu a extensão dos incentivos para as Unidades de Saúde Familiar às Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, às Unidades de Saúde Pública e às Unidades de Cuidados na Comunidade.

A reforma prevista para os cuidados de saúde primários, sublinha o mesmo responsável, “não pode contemplar apenas as unidades de saúde familiar (USF). É também necessário, uma visão global e estratégica da promoção da saúde e prevenção da doença, onde os enfermeiros são a trave-mestra em todos os sistemas de saúde internacionais. Valorizar a profissão, para que o Serviço Nacional de Saúde consiga dar uma resposta adequada é o caminho”.

Questões como a valorização da carreira, a especialização, o reconhecimento do risco e da penosidade da profissão, de desgaste rápido, e a dedicação ao SNS são questões que o SE quer ver discutidas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

II Conferência RALS: Inês Morais Vilaça defende que “os projetos não são nossos” e apela a esforços conjuntos

No segundo dia da II Conferência de Literacia em Saúde, organizada pela Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) em Viana do Castelo, Inês Morais Vilaça, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, sublinhou a necessidade de unir sinergias e evitar repetições, defendendo que a sustentabilidade dos projetos passa pela sua capacidade de replicação.

Bragança acolhe fórum regional dos Estados Gerais da Bioética organizado pela Ordem dos Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos organiza esta terça-feira, 11 de novembro, em Bragança, um fórum regional no âmbito dos Estados Gerais da Bioética. A sessão, que decorrerá na ESTIG, contará com a presença do Bastonário Helder Mota Filipe e integra um esforço nacional do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida para reforçar o diálogo com a sociedade e os profissionais, recolhendo contributos para uma eventual revisão do seu regime jurídico e refletindo sobre o seu papel no contexto tecnológico e social contemporâneo.

II Conferência RALS: Daniel Gonçalves defende que “o palco pode ser um bom ponto de partida” para a saúde psicológica

No âmbito do II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, realizado em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Dramaticamente: Saúde Psicológica em Cena”. Desenvolvido com uma turma do 6.º ano num território socialmente vulnerável, a iniciativa recorreu ao teatro para promover competências emocionais e de comunicação. Daniel Gonçalves, responsável pela intervenção, partilhou os contornos de um trabalho que, apesar da sua curta duração, revelou potencial para criar espaços seguros de expressão entre os alunos.

RALS 2025: Rita Rodrigues, “Literacia em saúde não se limita a transmitir informação”

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

II Encontro RALS: Rayana Marcela Oliveira defende que “alimentar” vai muito além dos nutrientes

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

Rosinda Costa no II Encontro RALS: “Respirar bem-estar de dentro para fora” é fundamental para os serviços de saúde

No II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, Rosinda Costa, da ULS do Alto Minho, desafiou a perceção convencional de promoção de saúde. Defendeu que as organizações de saúde devem constituir-se como o primeiro ecossistema saudável, argumentando que “cuidar de quem cuida” representa o alicerce fundamental para qualquer estratégia de literacia. A oradora propôs a transição de iniciativas pontuais para um compromisso institucional com o bem-estar dos profissionais

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights