Lesões da Coluna Vertebral: Fundação Wings for Life apoia investigação em Portugal

5 de Setembro 2023

Assinala-se hoje o Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral, uma data aproveitada pela comunidade científica para apresentar resultados dos esforços que equipas multidisciplinares desenvolvem à escala global. A Fundação Wings for Life tem contribuído angariando fundos.

Determinada em tornar viável a cura das lesões na espinal medula, a Fundação Wings for Life criou em 2014 a Wings for Life World Run, uma corrida global organizada com o intuito de angariar fundos para a investigação. Dez anos depois, esta iniciativa solidária transformou-se na maior corrida organizada do mundo. Até hoje, nas várias edições da corrida, participaram 1,293,716 pessoas, angariando um total de 43.83 milhões de euros. Esta mobilização planetária permitiu reunir importantes recursos financeiros direcionados para apoiar a investigação científica em universidades espalhadas pelo mundo – incluindo Portugal – que estão a desenvolver estudos e testes clínicos para tornar possível a cura das lesões na espinal medula.

Após uma criteriosa seleção, o comité científico da Fundação Wings for Life elege as prioridades para a ação em cada ano. Até hoje foram apoiados 299 projetos de investigação em 20 países, envolvendo 679 especialistas de todo o mundo. Neste momento, estão a decorrer 62 projetos financiados por esta organização sediada na Áustria – 23 dos quais foram aprovados no corrente ano. Estes apoios a equipas de cientistas estão divididos em três áreas: investigação básica (42%), testes pré-clinicos (40%) e testes clínicos (18%).

Um exemplo é o ensaio DISCUS – desenvolvido pela Universidade Médica de Salzburgo e o St. George Hospital de Londres – que está focado em pacientes graves, sendo o objetivo minimizar os danos que ocorrem imediatamente após a lesão diminuindo a compressão. Outro caso de sucesso é o projeto NOGO a decorrer na Universidade do Ohio: aqui uma substância injetada na área de nervo afetada contribui para estimular o crescimento do nervo.

Em Portugal há um projeto do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) que é apoiado pela Fundação Wings for Life. Sob a liderança da neurocientista Mónica Sousa, o grupo de investigação em Regeneração Nervosa foca o seu trabalho no estudo de uma espécie de ratinho espinhoso africano que tem uma capacidade regenerativa extraordinária.

Constituindo uma das maiores fontes de financiamento para a fundação, a corrida Wings for Life World Run regressa em 2024 em várias localizações e também no formato da APP Run, que permite a participação em qualquer ponto do globo. O próximo encontro está marcado para 5 de maio, às 12 horas (em Portugal Continental), e as inscrições abertas na página oficial da corrida em www.wingsforlifeworldrun.com. Os interessados em apoiar esta causa devem fazer o download da APP Wings for Life World Run, pagar uma inscrição de €15 (donativo 100% direcionado para o apoio à investigação da cura das lesões na espinal medula) e juntar-se por via eletrónica a esta corrente humana, ou contribuir simplesmente com um donativo para a Fundação Wings for Life.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights