Aveiro assume em janeiro competências descentralizadas na Saúde

7 de Setembro 2023

A Câmara de Aveiro vai assumir, a 01 de janeiro, novas competências na área da Saúde previstas nos diplomas legais da descentralização, conforme o auto de transferência do Ministério da Saúde.

“O ministro da Saúde, após a devida negociação e acordo com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, em estreita ligação com o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde e os gestores dos programas de Fundos Comunitários Centro 2030 e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assumiu os compromissos que se apresentaram como condições necessárias e fundamentais para que a Câmara Municipal de Aveiro assumisse o compromisso, se prepare e inicie a execução das novas competências na área da Saúde”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Segundo a Câmara de Aveiro, ficou acordado o financiamento da obra de ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro, com uma primeira afetação de 30 milhões de euros do Programa Regional Centro 2030.

Outro compromisso foi o do financiamento pelo PRR do projeto e obra do novo edifício do Centro de Saúde de Nossa Senhora de Fátima, em Aveiro, com um valor de 2,7 milhões de euros.

Foi também negociado o desenvolvimento de projeto de reabilitação do edifício do Centro de Saúde de Aveiro e do antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo, para aumentar a área útil disponível para os serviços instalados no Centro de Saúde de Aveiro e para o Polo de São Bernardo da USF de Oliveirinha / São Bernardo.

Entre o governo e a autarquia ficou ainda o compromisso de diligenciar no sentido da criação e a ativação do Curso de Medicina na Universidade de Aveiro no ano letivo 2024/2025, e a criação e implementação da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights