Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido no concelho de Santiago do Cacém

16 de Setembro 2023

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, sem causar danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, com um epicentro a cerca de seis quilómetros a noroeste de Santiago do Cacém e registado pelas 00:49 nas estações da Rede Sísmica do Continente, “foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Évora (Évora), Alcácer do Sal, Grândola e Sines (Setúbal)”, indicou o IMPA em comunicado.

Este abalo foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights