Contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental deverá ser assinado em outubro

29 de Setembro 2023

O contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental (HLO) com a construtora Mota-Engil deverá ser assinado durante o mês de outubro, adiantou à Lusa a presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC).

 Em julho de 2022, o Governo assinou o despacho conjunto de adjudicação do HLO, que será construído em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

“(…) Falta apenas a assinatura do contrato que, segundo a indicação que temo do Ministério da Saúde, será feito em breve. Portanto, até ao final do mês de outubro, teremos o contrato assinado para construção do novo hospital”, indicou Rosa Valente de Matos.

De acordo com a responsável, a obra deverá estar concluída entre 2026 e 2027 e servirá para substituir a capacidade de resposta das seis unidades hospitalares que compõem o CHULC, como os hospitais de São José, Santa Marta, Santo António dos Capuchos, D. Estefânia, Curry Cabral e a maternidade Alfredo da Costa.

Com um investimento de mais de 257 milhões de euros, o HLO, que terá 875 camas, vai ser construído em Marvila numa área de 180 mil metros quadrados.

“O objetivo do novo hospital é efetivamente manter a capacidade de resposta e ainda, se possível, alargar. É nisso que estamos a trabalhar”, salientou.

O CHULC integra os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, a que se junta a Clínica de Atendimento Pré-Operatório, localizada no antigo Hospital de São Lázaro e que permite aos utentes realizar todas as etapas prévias à cirurgia num único dia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This