Contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental deverá ser assinado em outubro

29 de Setembro 2023

O contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental (HLO) com a construtora Mota-Engil deverá ser assinado durante o mês de outubro, adiantou à Lusa a presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC).

 Em julho de 2022, o Governo assinou o despacho conjunto de adjudicação do HLO, que será construído em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

“(…) Falta apenas a assinatura do contrato que, segundo a indicação que temo do Ministério da Saúde, será feito em breve. Portanto, até ao final do mês de outubro, teremos o contrato assinado para construção do novo hospital”, indicou Rosa Valente de Matos.

De acordo com a responsável, a obra deverá estar concluída entre 2026 e 2027 e servirá para substituir a capacidade de resposta das seis unidades hospitalares que compõem o CHULC, como os hospitais de São José, Santa Marta, Santo António dos Capuchos, D. Estefânia, Curry Cabral e a maternidade Alfredo da Costa.

Com um investimento de mais de 257 milhões de euros, o HLO, que terá 875 camas, vai ser construído em Marvila numa área de 180 mil metros quadrados.

“O objetivo do novo hospital é efetivamente manter a capacidade de resposta e ainda, se possível, alargar. É nisso que estamos a trabalhar”, salientou.

O CHULC integra os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, a que se junta a Clínica de Atendimento Pré-Operatório, localizada no antigo Hospital de São Lázaro e que permite aos utentes realizar todas as etapas prévias à cirurgia num único dia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights