Zimbabué impõe restrições depois de 100 mortes suspeitas de cólera

5 de Outubro 2023

O Zimbabué, país que faz fronteira com Moçambique, registou 100 mortes suspeitas de cólera e mais de 5.000 possíveis casos desde o fim de setembro, levando o Governo a impor restrições para impedir a propagação da doença.

O Ministério da Saúde local anunciou o número de mortos na noite de quarta-feira e disse que 30 foram confirmadas como causadas por cólera através de testes laboratoriais.

O Governo adiantou ainda terem sido registados 905 casos confirmados, bem como outros 4.609 casos suspeitos.

A cólera é uma doença transmitida pela água que pode espalhar-se rapidamente em áreas com saneamento precário e é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

​ As grandes reuniões em funerais, que são comuns no país da África Austral, foram interrompidas em algumas das áreas mais afetadas, como as províncias de Manicaland e Masvingo.

De acordo com as imposições governamentais, deixa de estar autorizada a presença de mais de 50 pessoas em funerais, sendo que as pessoas devem evitar apertar as mãos e não podem servir comida, como é habitual.

O Governo também determinou que as pessoas devem deixar de frequentar mercados abertos, algumas reuniões sociais e acampamentos religiosos ao ar livre, onde normalmente não há infraestruturas sanitárias.

O distrito de Buhera, uma região pobre do sudeste do país, é o epicentro do surto, disse o Ministério da Saúde, acrescentando que os casos já se espalharam por 41 distritos de várias partes do país, incluindo a capital, Harare.

Na África Austral, o Zimbabué, o Malaui, a África do Sul e Moçambique registaram surtos recentes de cólera. Mais de 1.000 pessoas morreram no pior surto do Malaui em décadas, no final do ano passado e no início deste ano.

A Organização Mundial da Saúde alertou para o risco de cólera devido a problemas de acesso a água potável, mas também por fenómenos climáticos como tempestades tropicais, que podem levar a surtos maiores e mais mortais.

No Zimbabué, as infraestruturas de saneamento deficientes ou inexistentes e a escassez de água potável têm resultado em surtos regulares.

As pessoas em algumas áreas passam meses sem água da torneira, o que as força a depender de poços, furos ou rios inseguros.

Mais de 4.000 pessoas morreram em 2008, no pior surto de cólera do Zimbabué.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights