IL pede audição de ministro, diretor executivo e Ordem dos Médicos

6 de Outubro 2023

A IL pediu hoje a audição urgente do ministro da Saúde, bastonário da Ordem dos Médicos e diretor executivo do SNS sobre “a situação sem precedentes a que se está a assistir” com “encerramentos sucessivos” em serviços hospitalares.

De acordo com o requerimento enviado ao presidente da comissão parlamentar de saúde, a IL “considera verdadeiramente preocupante a situação sem precedentes a que se está a assistir no SNS, com inúmeros serviços hospitalares a encerrarem por falta de médicos, das mais variadas especialidades, para assegurar as escalas”.

Segundo os liberais, “face à gravidade da situação e aos diversos problemas que se verificam nos hospitais do SNS”, a comissão de saúde “tem o dever de acompanhar de perto o que se está a passar” e conhecer as preocupações do Ordem dos Médicos, tendo ainda a “obrigação de fiscalizar o Governo relativamente às medidas que toma e tenciona vir a tomar”.

“Porque medidas como encerramentos ‘temporários’ e rotativos (que de temporários, como se tem visto, nada têm), não são aceitáveis e muito menos são estruturais ou estratégicas para o SNS”, defendeu.

Por este motivo, a IL quer ouvir no parlamento, com urgência, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes e o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

O objetivo dos liberais é que nestas audições sejam prestados “todos os esclarecimentos sobre os encerramentos sucessivos” dos serviços hospitalares em todo o país e ainda que “medidas concretas devem ser tomadas pelo Governo para assegurar que os hospitais do SNS não colapsam definitivamente”.

“Se, desde há mais de um ano, os problemas eram já insustentáveis nos serviços de Ginecologia, Obstetrícia e Blocos de Parto, obrigando a um encerramento “temporário” e rotativo das maternidades do SNS, agora, o caos instalou-se, também, em muitas outras especialidades, com a indisponibilidade dos médicos para a realização de mais horas extra”, referiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights