Israel: Subiu para 2.670 número de mortos na Faixa de Gaza

15 de Outubro 2023

O número de mortes causadas pelos ataques israelitas na Faixa de Gaza subiu para 2.670, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde local, enquanto o exército israelita bombardeia o território controlado pelo movimento islamita Hamas.

Segundo aquela fonte, 9.600 pessoas também ficaram feridas nos ataques realizados em retaliação ao ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em 7 de outubro.

No balanço anterior, o Ministério da Saúde local tinha revelado que o número de mortos na Faixa de Gaza subira para 2.450 e o de feridos ascendia a 9.200 desde o início dos ataques de retaliação das Forças Armadas israelitas.

O balanço incluia as vítimas contabilizadas até às 17:45 (15:45 em Lisboa) do dia 15 de outubro. O ministério destacou que, em oito dias, este número supera o número de mortos durante os 51 dias da guerra de 2014.

“Estes crimes contra o nosso povo equivalem a limpeza étnica”, considerou o porta-voz do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, Ashraf Al Qudra.

Por outro lado, o ministério alertou na altura que cerca de 70% dos refugiados do norte da Faixa de Gaza – que Israel ordenou evacuar – não têm atualmente acesso a cuidados de saúde.

“Setenta por cento da população das regiões de Gaza e do norte de Gaza estão privadas de serviços de saúde para refugiados”, denunciou Al Qudra, através das redes sociais da organização em referência à Agência para os Refugiados Palestinianos no Médio Oriente.

Por outro lado, alertou que o pessoal das ambulâncias está a ter enormes dificuldades para transportar novas vítimas dos ataques israelitas devido aos danos nas estradas.

O Ministério da Saúde de Gaza também fez um apelo “urgente” para doações de sangue nos hospitais da região, principalmente no Hospital Al Shifa e outros centros incluídos na Rede de Bancos de Sangue “para doar sangue imediatamente”.

As instalações de saúde estão lotadas e até as casas mortuárias não conseguem dar conta do elevado número de mortos, por isso os camiões frigoríficos, normalmente utilizados para o transporte de alimentos congelados e gelados, começam a ser utilizados para armazenar os corpos dos mortos.

O grupo islamita Hamas lançou no dia 07 um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights