“Nós duplicámos, praticamente, no quadro do Serviço Regional de Saúde, a disponibilidade de profissionais com qualidade e estirpe para ajudarem ao sucesso e a melhorar a qualidade da prestação de serviços”, afirmou José Manuel Bolieiro na sessão de abertura do 3.º Congresso Regional dos Psicólogos, em Ponta Delgada.
Bolieiro pretende que o sistema educativo dos Açores venha a “incluir cada vez mais psicólogos e o seu contributo”, contando com o seu saber na definição das políticas públicas.
“Não são os psicólogos que precisam do Serviço Regional da Saúde e da Educação, mas estes dois que precisam das psicólogas e dos psicólogos”, afirmou.
O presidente do Governo dos Açores ressalvou contar com estes profissionais para fazer dos Açores e do seu sistema educativo e de saúde “um laboratório de futuro para as políticas nacionais e até europeias, através da realização de experiências-piloto”.
“É uma luta primordial, e por isso igualmente primeira, o sucesso educativo, e é preciso ter uma aposta neste campo, porque não há sociedade que se desenvolva com êxito sem o ter”, referiu Bolieiro.
Por seu turno, o presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses defendeu que a “dimensão do apoio psicológico tem que estar presente” nas crises e nas catástrofes, para uma “resposta imediata às populações nestas situações”.
O 3.ª Congresso Regional dos Psicólogos decorre até sexta-feira.
0 Comments