Açores duplicou psicólogos no serviço de saúde

19 de Outubro 2023

O número de psicólogos no Serviço Regional de Saúde dos Açores duplicou com o atual executivo do arquipélago e pretende-se “incluir cada vez mais” estes profissionais no sistema educativo, afirmou hoje o presidente do Governo Regional.

 “Nós duplicámos, praticamente, no quadro do Serviço Regional de Saúde, a disponibilidade de profissionais com qualidade e estirpe para ajudarem ao sucesso e a melhorar a qualidade da prestação de serviços”, afirmou José Manuel Bolieiro na sessão de abertura do 3.º Congresso Regional dos Psicólogos, em Ponta Delgada.

Bolieiro pretende que o sistema educativo dos Açores venha a “incluir cada vez mais psicólogos e o seu contributo”, contando com o seu saber na definição das políticas públicas.

“Não são os psicólogos que precisam do Serviço Regional da Saúde e da Educação, mas estes dois que precisam das psicólogas e dos psicólogos”, afirmou.

O presidente do Governo dos Açores ressalvou contar com estes profissionais para fazer dos Açores e do seu sistema educativo e de saúde “um laboratório de futuro para as políticas nacionais e até europeias, através da realização de experiências-piloto”.

“É uma luta primordial, e por isso igualmente primeira, o sucesso educativo, e é preciso ter uma aposta neste campo, porque não há sociedade que se desenvolva com êxito sem o ter”, referiu Bolieiro.

Por seu turno, o presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses defendeu que a “dimensão do apoio psicológico tem que estar presente” nas crises e nas catástrofes, para uma “resposta imediata às populações nestas situações”.

O 3.ª Congresso Regional dos Psicólogos decorre até sexta-feira.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights