Intensivistas do São João alertam para meses exigentes de equipas reduzidas

26 de Outubro 2023

Trinta e seis médicos intensivistas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, avisaram, numa carta dirigida ao conselho de administração, que, com “equipas reduzidas” e “trabalhos avulsos”, os próximos meses serão “particularmente exigentes” para a Medicina Interna.

“Na Medicina Intensiva este sentir [referindo-se à conjuntura atual no Serviço Nacional de Saúde] não será em lacunas de escalas de serviço ou portas fechadas. Será sim numa desumana queda de qualidade na Medicina prestada aos nossos doentes mais graves”, lê-se numa carta à qual a Lusa teve hoje acesso.

Os 36 médicos descrevem o trabalho da Medicina Intensiva, lembrando que a esta especialidade cabe acudir ao tratamento crítico nas vertentes médicas, cirúrgica e trauma, e expõem as suas preocupações.

“Serão equipas reduzidas, trabalhos avulsos, e um significado retrocesso numa das especialidades de maior progresso da profissão. Os meses que se avizinham são particularmente exigentes para a Medicina Intensiva”, referem.

Os clínicos pedem inclusive ao conselho de administração do CHUSJ que este dê conta destas preocupações à Direção-Executiva do SNS, considerando que a comunicação desta avaliação ao panorama atual é “uma necessidade imperiosa”.

Os médicos recordam que no passado este serviço correspondeu, ao se expandir “de forma extraordinária” para dar resposta à pandemia da covid-19.

“Foram incontáveis as centenas de horas extra realizadas, dia após dia, mês após mês”, acrescentam, lembrando que “em nenhum momento os intensivistas deste hospital s recusaram a trabalho adicional”.

Na carta, os médicos lamentam o que dizem ser uma “época de total desconsideração pela dedicação dos médicos”, bem como de “desvalorização pela complexidade do trabalho” e dizem que a escusa ao trabalho suplementar além do previsto na lei é “uma forma de luta, a única que neste momento se consegue fazer ouvir e sentir”.

A agência Lusa contactou o conselho de administração do CHUSJ para pedir um comentário, tendo este, sem mais adiantar, confirmado que recebeu “com atenção a manifestação de preocupação dos profissionais da Medicina Intensiva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights