Câmara de Viana do Castelo aprovou abertura de concurso público para novo centro de saúde

30 de Outubro 2023

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a abertura do concurso público, pelo preço base de 2.992.914,00 euros, mais IVA, para a construção de um novo centro de saúde em Alvarães, na margem esquerda do rio Lima.

Além do lançamento do procedimento concursal, o executivo municipal aprovou ainda, em reunião ordinária, com a abstenção do PSD, o projeto de execução e a despesa para a sua construção.

Na apresentação das propostas, o presidente da Câmara, Luís Nobre, explicou que a autarquia adquiriu o terreno para a construção do equipamento, na envolvente do cemitério da freguesia.

O autarca socialista explicou que o projeto prevê a construção de um arruamento principal, orçado em um milhão de euros, do centro de saúde, estimado em 1,7 milhões de euros, e ainda 300 mil euros para arranjos exteriores e estacionamento.

“Nos próximos meses há a perspetiva de candidatar [o projeto] ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê a construção de 120 novas unidades de saúde. Quanto mais maturado estiver o processo mais possibilidade temos de fazer parte desse universo”, explicou Luís Nobre.

Com um prazo de execução de 540 dias, a futura unidade, que vai servir o Vale do Neiva, foi avaliada em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), concluindo-se que a Alvarães “reúne os requisitos técnicos essenciais para ter um centro de saúde”.

Atualmente, a freguesia conta com as instalações provisórias da extensão de saúde de Alvarães, instaladas em contentores que representam, por ano, um investimento de 50 mil euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This