Além do lançamento do procedimento concursal, o executivo municipal aprovou ainda, em reunião ordinária, com a abstenção do PSD, o projeto de execução e a despesa para a sua construção.
Na apresentação das propostas, o presidente da Câmara, Luís Nobre, explicou que a autarquia adquiriu o terreno para a construção do equipamento, na envolvente do cemitério da freguesia.
O autarca socialista explicou que o projeto prevê a construção de um arruamento principal, orçado em um milhão de euros, do centro de saúde, estimado em 1,7 milhões de euros, e ainda 300 mil euros para arranjos exteriores e estacionamento.
“Nos próximos meses há a perspetiva de candidatar [o projeto] ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê a construção de 120 novas unidades de saúde. Quanto mais maturado estiver o processo mais possibilidade temos de fazer parte desse universo”, explicou Luís Nobre.
Com um prazo de execução de 540 dias, a futura unidade, que vai servir o Vale do Neiva, foi avaliada em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), concluindo-se que a Alvarães “reúne os requisitos técnicos essenciais para ter um centro de saúde”.
Atualmente, a freguesia conta com as instalações provisórias da extensão de saúde de Alvarães, instaladas em contentores que representam, por ano, um investimento de 50 mil euros.
LUSA/HN
0 Comments