Agência Europeia recomenda aprovação de vacina adaptada à subvariante Omicron

31 de Outubro 2023

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) recomendou hoje a autorização de uma vacina adaptada à subvariante Omicron XBB.1.5 do coronavírus SARS-CoV-2 para prevenir a covid-19 em adultos e crianças com mais de 12 anos.

Conhecida como Nuvaxovid XBB.1.5, a vacina cumpriu as recomendações da EMA e do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) e deve ser administrada numa dose única, independentemente do historial de vacinação das pessoas, tendo a recomendação seguido já para a Comissão Europeia.

De acordo com a avaliação dos dados laboratoriais pelo comité de medicamentos humanos da EMA, a vacina demonstrou ser “capaz de desencadear uma resposta imunitária adequada” contra a sublinhagem XBB.1.5 do SARS-CoV-2, suportando a sua decisão também numa anterior adaptação da Nuvaxovid relativamente à estirpe Omicron BA.5 que evidenciou igualmente “uma forte resposta imunitária”.

“Os efeitos secundários mais frequentes associados à Nuvaxovid XBB.1.5 são dor e sensibilidade no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e indisposição geral”, esclareceu a EMA, em comunicado, relembrando que as vacinas adaptadas funcionam da mesma maneira que as vacinas originais contra a covid-19.

A Nuvaxovid foi autorizada pela primeira vez no espaço da União Europeia em dezembro de 2021 para o combate à pandemia.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

A doença foi classificada como pandemia em 11 de março de 2020 e, em maio de 2023 deixou de ser uma emergência de saúde pública internacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights