Ministra da saúde vai avaliar primeiros resultados das ULS

9 de Abril 2024

O Governo vai avaliar os primeiros resultados da reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Unidades Locais de Saúde (ULS), que entrou em vigor no início do ano, disse a ministra da Saúde.

Citada numa nota da ULS de Santa Maria (Lisboa) hoje divulgada referente ao lançamento, na segunda-feira, da primeira pedra do Centro de Saúde Mafra Oeste, a ministra disse no seu discurso que será dado “todo o apoio por parte do Ministério da Saúde no plano estratégico da ULS de Santa Maria, nos enormes desafios que tem pela frente em termos de resposta assistencial, mas também nos indicadores económico financeiros”.

“Dados que não deixarão de estar em cima da mesa na avaliação que este Governo fará com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde sobre os primeiros resultados desta grande reforma”, anunciou a governante.

Ana Paula Martins liderou de fevereiro de 2023 até janeiro de 2024 o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (que incluía do Santa Maria) e passou a designar-se ULS de Santa Maria a partir do início do ano.

O SNS passou a partir de 1 de janeiro, durante a vigência do anterior Governo socialista, a estar organizado em ULS, integrando hospitais e centros de saúde debaixo de uma única gestão.

Com a nova orgânica, desapareceram as Administrações Regionais de Saúde.

O país ficou inteiramente coberto por 39 ULS, numa reorganização que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas e a sua circulação entre os centros de saúde e os hospitais, bem como reforçar a aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença.

As ULS são financiadas de acordo com o risco clínico das pessoas a que dão resposta, um processo que avançará gradualmente.

Na prática, os utentes passam a ser classificados e agregados tendo em conta a previsível necessidade de recurso ao SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights