Câmara Municipal requalifica Centro de Saúde de Idanha-a-Nova

6 de Novembro 2023

A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a realizar obras de requalificação no centro de saúde da vila, no valor de 149.600 euros.

“Embora a manutenção do centro de saúde não seja da responsabilidade da Câmara, entendemos fazer um acordo com a Unidade Local de Saúde [Castelo Branco] para ser a autarquia, com o apoio de verbas do Centro 2020, a assumir esta obra e assim otimizar o processo e garantir melhores serviços de saúde no concelho”, refere, em comunicado, o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

As obras de requalificação implicam melhoria das infraestruturas no interior e exterior do edifício, (incluindo eficiência energética) e modernização dos espaços e equipamentos, de forma a oferecer mais e melhores condições aos utentes, médicos, enfermeiros e funcionários.

Segundo a autarquia, esta intervenção deve ficar concluída até ao final do ano.

“Este investimento insere-se na estratégia da Câmara Municipal para a saúde, que visa proporcionar o acesso a cuidados médicos e de enfermagem com qualidade e proximidade, bem-estar e qualidade de vida à população, em articulação com o Serviço Nacional de Saúde”, frisou o presidente da Câmara.

O autarca adiantou que o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova vai fazer parte dos projetos-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários a nível nacional.

Para o efeito, já foi colocada a cadeira de dentista e restantes equipamentos num espaço próprio, situado neste mesmo centro de saúde, para consultas de odontologia para todos os cidadãos de Idanha-a-Nova, num investimento de cerca de 20 mil euros.

A Câmara de Idanha-a-Nova adquiriu também equipamento de telemedicina, de modo a reforçar os serviços médicos de proximidade e facilitar a comunicação entre profissionais de diferentes unidades de saúde.

“Estes são investimentos que se enquadram na estratégia da Câmara Municipal para a área da saúde, que inclui, entre outros projetos, o Cartão Raiano Saúde 0-114, com a prestação de serviços médicos e de enfermagem gratuitos e de proximidade, várias especialidades médicas e respostas sociais”, conclui a nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights