Descontos automáticos nos medicamentos abrangeu 120 mil idosos

30 de Novembro 2023

O desconto automático nos medicamentos para idosos com Complemento Solidário para Idosos abrangeu 119.649 pessoas, dois meses após a introdução da medida, segundo nota do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A medida está em vigor desde 25 de setembro, através da qual os beneficiários do CSI passaram a ter um desconto imediato na compra dos medicamentos comparticipados, ao contrário do que sucedia, com a verba a ser reembolsada somente após um pedido.

O desconto em causa – 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado – abrangeu 90% do total de beneficiários do CSI, que é de 134.347 pessoas.

“Esta medida da Segurança Social ganhou o 1.º Prémio da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva”, refere a tutela.

Assim, os utentes deixaram de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os benefícios adicionais de saúde e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, que era feito juntamente com o pagamento de pensão e CSI.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores da Cruz Vermelha exigem melhores condições de trabalho

 Vários sindicatos denunciaram esta terça-feira as “condições de trabalho desiguais” dos trabalhadores das diferentes delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, voltando a exigir um acordo de empresa que garanta iguais direitos e melhores condições laborais.

708 novos dadores na região do Médio Tejo em 2023

O Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) colheu, durante os 12 meses de 2023, 6.083 dádivas de sangue nas suas três unidades hospitalares. Foram 708 os novos dadores da região.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights