IPO do Porto inaugura Espaço Cidadão

15 de Dezembro 2023

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto inaugura esta sexta-feira um Espaço Cidadão para permitir aos utentes e à comunidade em geral aceder a um conjunto de serviços, desde a revalidação da carta de condução à marcação de consultas.

Este novo espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00, e possibilitar a revalidação da carta de condução, a solicitação de nova senha ou de uma caderneta predial junto da autoridade tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, a alteração da morada do cartão de cidadão e a solicitação do cartão europeu de seguro de doença, adianta o IPO do Porto, em comunicado enviado à Lusa.

O Espaço Cidadão vai contar ainda com o Balcão SNS24, um serviço pioneiro em unidades hospitalares, sublinha.

Através do Balcão SNS24, o utente pode efetuar teleconsultas, consultar resultados de exames, marcar e desmarcar consultas, renovar receitas e atualizar dados de saúde, ressalva.

“O Balcão SNS24 facilita e promove o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do SNS, através da criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras”, explica o IPO.

O vogal executivo do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Miguel Ferreira, afirma, citado no comunicado, que estes balcões são um legado da pandemia e uma oportunidade para aprofundar a experiência de colocar no mesmo espaço os serviços digitais disponibilizados pela administração pública no Espaço Cidadão e os serviços de saúde disponibilizados no Balcão SNS24.

Atualmente, estão em funcionamento mais de 800 Espaços Cidadão que disponibilizam cerca de 200 serviços públicos.

O IPO do Porto tem como objetivo servir melhor os seus utentes, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital, por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights